Páginas

domingo, 13 de abril de 2014

E a Ruth leu… “A Carioca”


Vou confessar: o Rio de Janeiro me encanta!

Não, infelizmente, nunca fui ao Rio de Janeiro… :(

Mas, como não se encantar com o que você lê, vê e escuta sobre o Rio? Claro, focando nas belas imagens, nas boas notícias e nas pessoas sorridentes de lá. Focando no Flamengo, meu time do coração, do qual ainda verei um jogo no “Maraca”. Focando na Mangueira, minha escola de samba querida, da qual ainda verei um desfile no maior espetáculo do mundo. Focando nas praias, a diversão livre para todos.

As coisas ruins… Bom, que lugar não tem violência? Que lugar não tem injustiças de todos os tipos? Embora as manifestações tenham me assustado muito, pela duração delas e os transtornos causados à população. Porque elas não parecem dar resultados… Agora as UPPs, que parecem não estar dando o resultado esperado. E, ainda acho que a imprensa acaba dando muito destaque às mazelas da cidade.

Bom, a confissão é sobre mais um livro que peguei na biblioteca: “A Carioca – Guia de estilo para viver a Cidade Maravilhosa” (Ed. LeYa/Casa da Palavra). Amei!! Adoro quando acho um livro tipo guia descolado! Esse é dexxxxcoladééééérrimo!!!! Foi escrito por Renata Abranchs e Tiago Petrik, editores do site rioetc.

A Carioca Capa

A capa, com essa foto linda de um belo pôr-do-Sol, invoca um suspiro e um desejo louco de ler o livro. Pelo menos comigo aconteceu isso.  Ao longo do livro, mais fotos para ilustrar bem o “carioca way of life”.

A Carioca fotos

É um livro/guia leve, divertido, que proporciona uma leitura rápida e prazerosa. Sem complicações, sem enrolações. Nos moldes de “A Parisiense”, de Inès de La Fressange (Ed. Intrínseca), tenta mostrar o estilo das cariocas. A moda, a gastronomia, os passeios preferidos. Os endereços que só as cariocas mais descoladas conhecem. Tudo pontuado com tirinhas divertidas, fotos, listas. Tem até seleções de músicas para serem ouvidas enquanto lemos, acessadas através de QR Code (isso eu não testei, na época meu celular não tinha essas modernidades…).

A Carioca tirinha

A Carioca lista

Como o Rio de Janeiro é um destino muito procurado por estrangeiros, o livro vem traduzido para o inglês. Aí está um porém: como a tradução vem logo em seguida do parágrafo, podemos perceber alguns erros de tradução e de edição. E olha que eu não sou especialista em inglês. Erros básicos mesmo e um parágrafo que não correspondia ao texto traduzido. Será que isso aconteceu por ser a 1ª edição? Espero que tenham arrumado isso nas edições posteriores.  

Ah, e também tem aplicativo d’ “A Carioca” para “espertofones”!! Desenvolvido em conjunto com o canal GNT, o aplicativo é um complemento ao livro, atualizando endereços, noitadas, restaurantes, disponibilizando mapas, rotas e outras informações. Quase baixei, mas li muitas críticas negativas na Google Store. Vou pesquisar mais sobre isso, pois sou nova no mundo dos aplicativos e ainda reticente em encher meu celular com eles. Acho que só usarei em caso de viagem mesmo.

A Carioca LeYa

Uma pena que tive que devolver o livro! Com certeza, hei de comprá-lo! Se não der para ir ao Rio nas próximas férias, pelo menos viajarei pelas páginas do livro. Como dizem por aí, “ler é a maior viagem”!!

P.S.: Desculpem pela qualidade das fotos!! Elas foram feitas no último dia para devolver os livros, antes de ir trabalhar. Ou seja, na maior correria!

Confissão escrita ao som de Lorde.

Nenhum comentário: